Lista de verificação de loja: da abertura ao fechamento

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verificação de loja

Todos sabem totalmente, que administrar uma loja de varejo pode ser exaustivo. Ser proprietário de uma empresa no novo normal apresenta-se com novos desafios.

É por isso que foi criada essa lista de verificação simples de operação de loja de varejo que inclui tudo o que você precisa fazer diariamente – da abertura ao fechamento.

Leia para descobrir alguns itens essenciais para levar sua loja a um passo mais perto do sucesso.

1. Mantenha a limpeza

O sucesso e a excelência operacional nem sempre precisam ser difíceis. Comece com algo simples – como manter a limpeza de sua loja diariamente. Ao garantir que sua loja está limpa e arrumada, você está no caminho certo para torná-la um espaço mais convidativo e acolhedor para seus clientes.

Pode parecer um acéfalo, mas a higiene é de extrema importância, especialmente no mundo pós-COVID!

Aqui está uma lista de verificação para manter a limpeza diária da sua loja:

  • Varrer e esfregar o chão
  • Limpe sua porta, janelas e vitrines de vidro
  • Tire a poeira de seus itens de demonstração
  • Limpe e higienize seu provador 
  • Certifique-se de que todas as suas luzes, eletrônicos e eletrodomésticos estejam ligados
  • Tenha o seu ponto de verificação de temperatura, desinfetante para as mãos e luvas descartáveis ​​prontos
  • Fique de olho no número de clientes para praticar o distanciamento social
  • Certifique-se de que sua equipe e clientes estejam totalmente vacinados e tenham suas máscaras o tempo todo

2. Prepare seus produtos para a venda

Uma das partes mais importantes da administração de uma loja de varejo é o merchandising. Além de seus produtos, o arranjo de produtos desempenha um papel importante em influenciar a intenção de compra dos clientes. Se por exemplo você possuir uma loja de sapatos masculinos confira estas etapas para atrair mais clientes e gerar mais vendas:

  • Verifique seu inventário para garantir que você tenha estoque suficiente
  • Organize seus os calçados e prateleiras estrategicamente para fazer upsell ou vendas cruzadas de seus produtos
  • Mostre alguns de seus estoques de produtos nas prateleiras  para que eles fiquem visíveis para os clientes
  • Organize os produtos em tamanhos 
  • Prepare sinalização para venda e produtos promocionais
  • Ter seus produtos marcados e com preços corretos
  • Monitore suas prateleiras e cabides para reabastecer o que foi vendido

Você pode até considerar a aplicação de uma tática de merchandising de planograma para maximizar o espaço em sua loja e, por sua vez, aumentar as vendas. Preparar seus produtos e aplicar a estratégia correta de colocação de produtos pode ter um grande impacto no fluxo de varejo e nas operações.

3. Verifique se o seu PDV (sistema de ponto de venda) está instalado

A automação pode fazer maravilhas ao ajudá-lo a simplificar e otimizar suas operações de varejo , permitindo que você se concentre no crescimento de seus negócios em vez de perder tempo gerenciando apenas as operações todos os dias. É aqui que a escolha do sistema PDV certo ou de uma caixa registradora inteligente pode ajudar!

Aqui está um guia passo a passo sobre o que você pode fazer:

  • Faça login no sistema PDV para se certificar de que tudo na tela está no lugar
  • Lance seu programa de PDV para garantir que tudo esteja funcionando bem e pronto para o dia
  • Certifique-se de que sua equipe marque a hora de entrada e saída de seus turnos
  • Verifique sua gaveta de dinheiro, conte o dinheiro e tenha o troco pronto para a máquina de PDV
  • Verifique se o hardware do seu PDV, como leitor de código de barras, impressora de recibos e roteador WiFi, estão funcionando corretamente
  • Ao fechar a loja, calcule o dinheiro restante e desligue o sistema PDV

4. Verifique a segurança

Nunca se deve presumir que seus negócios estão isentos de risco de roubo e que ninguém invadirá a loja. A segurança deve estar no topo da lista de prioridades ao administrar um negócio, incluindo varejo!

Veja: Como ganhar dinheiro com revenda?

Aqui está uma lista de verificação de segurança que você pode seguir:

  • Desligue sua eletricidade e eletrodomésticos ao fechar sua loja de varejo
  • Feche e tranque todas as janelas e portas
  • Certifique-se de que sua câmera de vigilância está funcionando
  • Ative o seu alarme e outros sistemas de segurança estarão ligados
  • Inspecione fora de sua loja
  • Certifique-se de que tudo está seguro e não há comportamento suspeito em sua loja

5. Reuniões regulares da equipe

Se você ainda não se reúne com sua equipe regularmente, é hora de começar. Reuniões regulares da equipe ajudam nas operações de armazenamento e no crescimento dos negócios, uma vez que garantem que todos estejam alinhados e suficientemente equipados com os recursos de que precisam para fazer bem o seu trabalho. 

Com ótimos produtos e uma equipe altamente engajada, seus clientes têm mais probabilidade de retornar – permitindo que você aumente suas vendas sem esforço.

Confira o guia para reuniões de equipe:

  • Antes de abrir sua loja de varejo, junte-se à sua equipe e verifique as metas diárias
  • Motive sua equipe para impulsionar mais vendas, oferecendo incentivos
  • Fornece oportunidades de treinamento para que eles saibam como lidar com diferentes situações
  • Ao fechar sua loja, analise o desempenho diário e verifique seus desafios ou bloqueios
  • Sempre conclua preparando sua equipe para o dia seguinte

6. Analise o desempenho de suas vendas diárias e itens promocionais

É fundamental que você sempre analise o desempenho de suas vendas diárias e itens promocionais para que esteja consistentemente alinhado com as metas e objetivos. Também ajuda a identificar itens e promoções de baixo desempenho para que você possa utilizá-los de acordo. 

Trabalhe em direção às suas metas de vendas usando esta lista de verificação:

  • Sempre comunique as diferentes promoções que você está realizando
  • Aumente as habilidades da equipe para que eles possam comunicar promoções, upsell e vendas cruzadas
  • Revise suas metas diariamente para avaliar seu desempenho
  • Alinhe-se com sua equipe sobre produtos mais vendidos e itens de movimento lento para que você possa planejar estratégias de marketing
  • Identifique diferentes estratégias promocionais que você pode aproveitar

Você está um passo mais perto do sucesso!

Por mais desafiador que possa ser às vezes, administrar um negócio de varejo também é gratificante, pois você é capaz de acompanhar as tendências e interagir com diferentes clientes. Certifique-se de seguir o guia e de compartilhar suas experiências!

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