Todos sabem totalmente, que administrar uma loja de varejo pode ser exaustivo. Ser proprietário de uma empresa no novo normal apresenta-se com novos desafios.
É por isso que foi criada essa lista de verificação simples de operação de loja de varejo que inclui tudo o que você precisa fazer diariamente – da abertura ao fechamento.
Leia para descobrir alguns itens essenciais para levar sua loja a um passo mais perto do sucesso.
1. Mantenha a limpeza
O sucesso e a excelência operacional nem sempre precisam ser difíceis. Comece com algo simples – como manter a limpeza de sua loja diariamente. Ao garantir que sua loja está limpa e arrumada, você está no caminho certo para torná-la um espaço mais convidativo e acolhedor para seus clientes.
Pode parecer um acéfalo, mas a higiene é de extrema importância, especialmente no mundo pós-COVID!
Aqui está uma lista de verificação para manter a limpeza diária da sua loja:
- Varrer e esfregar o chão
- Limpe sua porta, janelas e vitrines de vidro
- Tire a poeira de seus itens de demonstração
- Limpe e higienize seu provador
- Certifique-se de que todas as suas luzes, eletrônicos e eletrodomésticos estejam ligados
- Tenha o seu ponto de verificação de temperatura, desinfetante para as mãos e luvas descartáveis prontos
- Fique de olho no número de clientes para praticar o distanciamento social
- Certifique-se de que sua equipe e clientes estejam totalmente vacinados e tenham suas máscaras o tempo todo
2. Prepare seus produtos para a venda
Uma das partes mais importantes da administração de uma loja de varejo é o merchandising. Além de seus produtos, o arranjo de produtos desempenha um papel importante em influenciar a intenção de compra dos clientes. Se por exemplo você possuir uma loja de sapatos masculinos confira estas etapas para atrair mais clientes e gerar mais vendas:
- Verifique seu inventário para garantir que você tenha estoque suficiente
- Organize seus os calçados e prateleiras estrategicamente para fazer upsell ou vendas cruzadas de seus produtos
- Mostre alguns de seus estoques de produtos nas prateleiras para que eles fiquem visíveis para os clientes
- Organize os produtos em tamanhos
- Prepare sinalização para venda e produtos promocionais
- Ter seus produtos marcados e com preços corretos
- Monitore suas prateleiras e cabides para reabastecer o que foi vendido
Você pode até considerar a aplicação de uma tática de merchandising de planograma para maximizar o espaço em sua loja e, por sua vez, aumentar as vendas. Preparar seus produtos e aplicar a estratégia correta de colocação de produtos pode ter um grande impacto no fluxo de varejo e nas operações.
3. Verifique se o seu PDV (sistema de ponto de venda) está instalado
A automação pode fazer maravilhas ao ajudá-lo a simplificar e otimizar suas operações de varejo , permitindo que você se concentre no crescimento de seus negócios em vez de perder tempo gerenciando apenas as operações todos os dias. É aqui que a escolha do sistema PDV certo ou de uma caixa registradora inteligente pode ajudar!
Aqui está um guia passo a passo sobre o que você pode fazer:
- Faça login no sistema PDV para se certificar de que tudo na tela está no lugar
- Lance seu programa de PDV para garantir que tudo esteja funcionando bem e pronto para o dia
- Certifique-se de que sua equipe marque a hora de entrada e saída de seus turnos
- Verifique sua gaveta de dinheiro, conte o dinheiro e tenha o troco pronto para a máquina de PDV
- Verifique se o hardware do seu PDV, como leitor de código de barras, impressora de recibos e roteador WiFi, estão funcionando corretamente
- Ao fechar a loja, calcule o dinheiro restante e desligue o sistema PDV
4. Verifique a segurança
Nunca se deve presumir que seus negócios estão isentos de risco de roubo e que ninguém invadirá a loja. A segurança deve estar no topo da lista de prioridades ao administrar um negócio, incluindo varejo!
Veja: Como ganhar dinheiro com revenda?
Aqui está uma lista de verificação de segurança que você pode seguir:
- Desligue sua eletricidade e eletrodomésticos ao fechar sua loja de varejo
- Feche e tranque todas as janelas e portas
- Certifique-se de que sua câmera de vigilância está funcionando
- Ative o seu alarme e outros sistemas de segurança estarão ligados
- Inspecione fora de sua loja
- Certifique-se de que tudo está seguro e não há comportamento suspeito em sua loja
5. Reuniões regulares da equipe
Se você ainda não se reúne com sua equipe regularmente, é hora de começar. Reuniões regulares da equipe ajudam nas operações de armazenamento e no crescimento dos negócios, uma vez que garantem que todos estejam alinhados e suficientemente equipados com os recursos de que precisam para fazer bem o seu trabalho.
Com ótimos produtos e uma equipe altamente engajada, seus clientes têm mais probabilidade de retornar – permitindo que você aumente suas vendas sem esforço.
Confira o guia para reuniões de equipe:
- Antes de abrir sua loja de varejo, junte-se à sua equipe e verifique as metas diárias
- Motive sua equipe para impulsionar mais vendas, oferecendo incentivos
- Fornece oportunidades de treinamento para que eles saibam como lidar com diferentes situações
- Ao fechar sua loja, analise o desempenho diário e verifique seus desafios ou bloqueios
- Sempre conclua preparando sua equipe para o dia seguinte
6. Analise o desempenho de suas vendas diárias e itens promocionais
É fundamental que você sempre analise o desempenho de suas vendas diárias e itens promocionais para que esteja consistentemente alinhado com as metas e objetivos. Também ajuda a identificar itens e promoções de baixo desempenho para que você possa utilizá-los de acordo.
Trabalhe em direção às suas metas de vendas usando esta lista de verificação:
- Sempre comunique as diferentes promoções que você está realizando
- Aumente as habilidades da equipe para que eles possam comunicar promoções, upsell e vendas cruzadas
- Revise suas metas diariamente para avaliar seu desempenho
- Alinhe-se com sua equipe sobre produtos mais vendidos e itens de movimento lento para que você possa planejar estratégias de marketing
- Identifique diferentes estratégias promocionais que você pode aproveitar
Você está um passo mais perto do sucesso!
Por mais desafiador que possa ser às vezes, administrar um negócio de varejo também é gratificante, pois você é capaz de acompanhar as tendências e interagir com diferentes clientes. Certifique-se de seguir o guia e de compartilhar suas experiências!