Principais estratégias para ter resultados em seus anúncios nas redes sociais

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seus anúncios nas redes sociais

Quem deseja lidar bem com a concorrência virtual precisa saber como fazer anúncios nas redes sociais.

O impulsionamento de anúncios em sites como Twitter e Instagram pode ser aprendido rapidamente e fazer uma grande diferença na visibilidade da sua empresa.

Para isso, basta elaborar um orçamento periódico para direcionar a essa área e um planejamento consistente para que as estratégias proporcionem os resultados esperados.

No texto a seguir vamos explicar o funcionamento dos anúncios nas redes sociais, as estratégias mais importantes para implantá-los a um plano de marketing digital e as métricas que você deve acompanhar nesse processo, acompanhe.

Como fazer anúncios nas redes sociais

As empresas interessadas em trabalhar com anúncios em redes sociais tem que definir previamente os objetivos em relação a isso.

Os objetivos podem ser aumentar o número de conversões, divulgar uma nova oferta, incentivar o engajamento do público ou explorar novas audiências, entre outros, e as redes podem contribuir com esse processo, sendo utilizadas adequadamente.

Deste modo, vamos focar em três redes sociais neste texto: Facebook, Twitter e Instagram.

O Twitter tem uma plataforma própria para o desenvolvimento de anúncios chamada Twitter Ads.

Já no caso das demais, o Instagram Ads e o Facebook Ads usam o mesmo sistema para a programação das campanhas, pois ambas são parte da mesma empresa.

Conheça detalhes sobre o funcionamento dessas ferramentas nos tópicos a seguir.

Twitter Ads

O Twitter é um instrumento fundamental no âmbito dos anúncios digitais graças à variedade de formatos que ele apresenta.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Promover a conta;
  • Criar enquetes;
  • Viralizar hashtags;
  • Patrocinar vídeos.

Por ser uma rede social muito dinâmica, o ideal é analisar cada uma dessas possibilidades e até mesmo usar mais de uma, concomitantemente.

Instagram Ads

O Instagram e o Facebook usam a mesma plataforma para o desenvolvimento de anúncios. Apesar disso, o Instagram também pode ser acompanhado diretamente pela plataforma.

Apesar disso, o gerenciamento por meio do Facebook tende a ser muito mais diverso, segmentado e eficaz. Por isso é necessário vincular o perfil do Instagram da sua empresa a uma fanpage do Facebook.

De modo geral, em relação às publicações, o Instagram se destaca pelos recursos visuais que podem ser aplicados a uma campanha.

Assim, os usuários podem elaborar vídeos, GIFs, stories e carrosséis de imagens com a intenção de engajar o público.

Facebook Ads

Se você deseja saber como funciona o Facebook Ads, basta saber usar o mesmo gerenciador de anúncios empregado no Instagram Ads.

Graças a isso, é possível integrar campanhas feitas para o Instagram às campanhas feitas para o Facebook.

Assim, as estratégias elaboradas ganham mais força e os resultados são potencializados.

Por que anunciar em redes sociais?

Separar um orçamento para destinar aos anúncios em redes sociais proporciona uma série de vantagens importantes para as empresas. Conheça as principais nos tópicos abaixo.

  1. Mais seguidores

É possível fazer diversas campanhas, conciliando o método pago com o orgânico. Ou seja, é possível veicular informativos e conteúdos nas redes sociais sem pagar por isso e também aumentar o engajamento, criando a fidelização do público a longo prazo.

Contudo, é preciso ressaltar que o impulsionamento pago aumenta a visibilidade de um negócio exponencialmente, principalmente em campanhas de curto prazo.

Afinal, as marcas podem alcançar muito mais pessoas ao usarem estratégias como anunciar no Google Ads e implementar ações de inbound marketing concomitantemente.

  1. Novas oportunidades

Como consequência direta da primeira vantagem, o empreendimento pode aparecer para um público inteiramente novo e diversificado, principalmente por aqueles que buscam por tal solução.

A identificação de novas oportunidades, como um novo nicho de consumo a ser explorado, é muito valioso para a longevidade de um negócio.

  1. Acessibilidade

As plataformas de anúncio possibilitam que os gestores façam o planejamento orçamentário antes de começar a investir.

Dessa forma, as chances de perder dinheiro são poucas e o retorno é uma certeza.

Estratégias para anunciar nas redes sociais

Para que seus anúncios realmente façam a diferença, é pertinente prestar atenção a alguns pontos cruciais do marketing digital para as redes.

Separamos as principais estratégias para potencializar o impacto dos anúncios e alcançar um novo patamar de relevância na web, acompanhe:

  1. Ofereça conteúdo de qualidade

A internet faz com que os consumidores possam escolher com mais critério o que gostam de ver e não somente se entregar a propagandas invasivas e pouco substanciais.

Pensando nisso, o bom anúncio é aquele que traz informações valiosas associadas a estratégias arrojadas de divulgação.

Por isso, busque educar o cliente em potencial com dados que destacam os benefícios do produto.

Disponibilizar conteúdo detalhado sobre a empresa também é muito indicado, principalmente para construir uma imagem de confiança e seriedade.

Acompanhe a recepção nas redes sociais para identificar quais são as dúvidas dos seguidores e use os anúncios para saná-las.

  1. Saiba segmentar as campanhas

As ferramentas de impulsionamento de anúncios pagos possuem opções avançadas de segmentação de público.

Elas servem para maximizar os tipos de pessoas que serão expostas a um determinado anúncio.

No geral, são observados dados como localização, faixa etária, renda, profissão e termos mais pesquisados.

Sendo assim, é crucial reunir informações detalhadas sobre as pessoas que seguem a empresa nas redes sociais e que deseja “ativar” como cliente antes de começar a investir em anúncios.

  1. Faça sorteios

O sorteio é um formato muito popular em redes sociais, em especial no Instagram. O objetivo é incentivar o usuário a realizar uma ação em troca da chance de ganhar algo.

Normalmente a ação envolve diferentes tipos de engajamento, como curtidas, compartilhamento de posts nos stories e marcação de outras pessoas nos comentários.

Escolha um prêmio que realmente chama a atenção e seja de utilidade para sua base de seguidores, relacionado ao seu produto/serviço, para garantir que o sorteio seja um sucesso.

Assim,  o perfil da marca vai chegar até mais pessoas e as conversões tendem a aumentar.

  1. Aposte em lives

Esse formato tão popular no Twitter e no Instagram é uma ferramenta muito propícia para ter uma relação mais próxima com os clientes.

Isso porque ele representa um canal de comunicação através do qual as pessoas podem elogiar, criticar e fazer perguntas a respeito de produtos e serviços.

Sendo assim, as lives devem ser usadas em associação com as campanhas de anúncios para potencializá-los.

Traga imagens detalhadas e tutoriais sobre como usar o produto adequadamente. Incentive as pessoas a chamarem colegas e amigos para acompanhar o evento virtual.

  1. Pense em estratégias de viralização

Os conteúdos virais são aqueles que são compartilhados por um grande número de pessoas durante um período em específico.

As hashtags que ficam no topo dos trending topics do Twitter são exemplos desse fenômeno.

A viralização pode ser vista como uma das consequências esperadas de um anúncio feito pelo Twitter Ads.

Se uma marca cria uma hashtag suficientemente atrativa para ser usada por muitas pessoas, ela criou uma campanha viral.

O resultado é o aumento da visibilidade e a chegada de novos clientes.

Conheça as métricas que você deve acompanhar

A implantação de estratégias de marketing digital implica no acompanhamento contínuo de métricas.

As métricas são os dados usados na análise do desempenho de toda e qualquer ação voltada ao marketing digital.

Cada rede social possui algumas métricas particulares e outras comuns a todas elas. Conheça essas últimas nos tópicos a seguir.

  1. Alcance

O alcance aponta o número de pessoas que visualizaram qualquer conteúdo publicado no perfil da empresa.

Quando a campanha é orgânica, isso é, sem investimento financeiro, o alcance depende exclusivamente da análise dos algoritmos.

Cada rede social tem normas específicas para identificar quais são os conteúdos relevantes.

No caso de anúncios pagos, o alcance tende a ser maior. No entanto, essa métrica não é suficiente para saber quantas pessoas realmente se interessaram pela marca.

  1. Engajamento

O engajamento indica as interações do público com as postagens, sejam elas curtidas, comentários ou compartilhamentos.

Essa métrica é mais informativa e aprofundada do que o alcance, já que torna possível identificar o tipo de post que chama a atenção das pessoas.

Se um usuário acha pertinente interagir com o conteúdo veiculado, quer dizer que a marca está chamando a atenção da audiência.

Esse é o primeiro passo para começar a converter consumidores potenciais em clientes fiéis, acompanhando as estratégias e respostas.

  1. Taxa de cliques

Como indica o nome, essa métrica mostra a porcentagem de vezes que o anúncio foi visualizado e clicado.

Também é chamada de CTR, sigla para “click through rate”. Ela pode ser calculada dividindo o número de cliques que o anúncio teve pelo número de impressões, o termo usado em redes sociais para a quantidade de vezes que um post foi visto.

  1. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição serve para identificar quantas pessoas estão rejeitando os anúncios que a empresa promove continuamente.

A rejeição pode vir na forma de:

  • Descurtidas;
  • Bloqueios;
  • Denúncias de spam;
  • Visitas ao site sem interações.

Essa métrica precisa ser analisada constantemente para ser mantida em um nível mínimo.

Caso ela se mostre alta demais, é hora de reavaliar as estratégias de anúncios e renovar as perspectivas da empresa.

Considerações finais

As redes sociais são os principais meios de comunicação da internet. Portanto, também devem ser usadas para promover produtos e serviços.

Com as informações reunidas neste texto você tem os elementos básicos para começar a desenvolver um planejamento de anúncios de qualidade.

Controle o orçamento e conheça bem seu público. A partir daí, crie campanhas que realmente agreguem valor a ele.

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