Dicas de SEO para Pequenas Empresas | No mercado atual de motores de busca, SEO é a maneira mais eficaz de direcionar tráfego para seu website sem pagar por anúncios.
Para pequenas empresas com orçamentos limitados, isto pode ser uma enorme vantagem ao enfrentar uma concorrência mais estabelecida.
SEO (search engine optimization) é uma forma de estruturar seu website para construir tráfego através de buscas orgânicas. Ao contrário do tráfego pago, que vem de anúncios, o tráfego de busca orgânica vem de altos rankings nos mecanismos de busca e da criação de conteúdo de qualidade que captura seu público.
Em um mundo onde 32% das pessoas clicam no primeiro resultado de busca do Google, SEO é uma parte crucial de qualquer negócio. Confira o que falamos em nosso site.
Dicas de SEO para Pequenas Empresas
Mas otimizar seu website de uma só vez pode ser assustador para proprietários de pequenas empresas, desde clínica de fisioterapia até empresas de aluguel de geradores. Estas seis dicas acionáveis de SEO são o melhor lugar para começar – pequenas mudanças podem transformar seu tráfego.
Monitore todas as mudanças.
Não importa quais dicas de SEO você escolha implementar primeiro, a coisa mais importante a fazer é monitorar essas mudanças. Se você não estiver procurando ajuda profissional, isto significa realizar o seguinte:
Decida sobre uma métrica a ser usada para monitorar seu tráfego. É a assinatura de boletins, compras de produtos, classificação por palavras-chave ou porcentagem de pessoas que retornam ao seu website?
Comece a usar pelo menos uma das ferramentas de SEO recomendadas para ajudá-lo a subir na classificação no Google para monitorar seu progresso.
Implemente uma mudança de cada vez. Como você pode saber o que está funcionando se você faz tudo de uma vez?
Crie uma estrutura clara do site.
Não importa quantas dicas de SEO você implemente em seu site se ele não estiver estruturado de forma que seja fácil de navegar para os mecanismos de busca e usuários. Para pequenas empresas com novos sites, isto significa criar uma hierarquia que inclua:
- Páginas
- Categorias
- Subcategorias
- Ligação interna que reafirma a estrutura do site
- Cabeçalhos
Tanto os rastejadores quanto os humanos amam a hierarquia: Ter uma estrutura clara do site cumpre seus dois objetivos principais. Primeiro, os rastreadores do Google podem compreender rapidamente seu conteúdo e classificá-lo de acordo.
Segundo, os humanos podem navegá-lo facilmente, tornando-os mais propensos a permanecer em seu site, comprar algo dele ou retornar a ele no futuro.
Se a estrutura de seu site não estiver clara, os rastreadores do Google podem perder parte de seu conteúdo, tornando impossível para as pessoas procurarem por ele em primeiro lugar.
A má estrutura de seu site também deixa seus visitantes confusos e é provável que vá a outro lugar. Isto se traduzirá em menos tempo gasto por visitante, menores taxas de conversão para varejistas on-line e menos tráfego à medida que o Google analisa seu site com base nestas estatísticas
Priorizar a criação de conteúdo.
A criação de conteúdo de qualidade é uma das principais tendências de marketing SEO em 2019, seja você um pequeno ou grande negócio. Aqui estão algumas coisas para ter em mente:
- Os algoritmos do Google consideram a qualidade do conteúdo mais do que nunca. Isto significa criar conteúdo que corresponda a suas palavras-chave, manchetes e meta descrições.
- A escrita deve apelar para os leitores, não para os robôs. Os algoritmos do Google estão ficando tão sofisticados que penalizam o conteúdo por recheio de palavras-chave, uma tática projetada para apelar para os algoritmos e não para as pessoas.
Conteúdo também não significa apenas texto. Os vídeos têm um envolvimento significativo, e as fotos são igualmente importantes.
Tenha em mente que o conteúdo ideal para seu site dependerá de seu tipo de tráfego. Teste diferentes estilos e monitore o tráfego para ver o que seu público quer de seu website.
Concentre-se na construção de links internos e externos.
A construção de uma rede de links internos e externos é um processo constante. Se você é um empreendedor com um site existente menos que perfeito ou se é um pequeno negócio construindo um novo, uma das melhores dicas de SEO é estruturar seus links um pouco todos os dias.
Use os links internos para criar a estrutura do site: Para começar, é importante vincular internamente cada nova peça de conteúdo. Caso contrário, o conteúdo se torna órfão. Isto significa que ele está desconectado do resto de seu site.
O conteúdo órfão é difícil para o rastreador do Google e para os visitantes de encontrar. Se um pedaço de conteúdo não estiver conectado ao resto de seu site, os rastreadores podem perdê-lo ou considerá-lo menos importante, classificando-o assim mais baixo.
De forma mais ampla, a interligação de páginas dentro de seu website realiza duas coisas principais: Ele ajuda os rastejadores a entender e classificar melhor seu website e os links lógicos facilitam a navegação (e, portanto, a permanência) dos visitantes em seu website.
Construa uma rede de backlinks externos de alta qualidade: Backlinks são um fator chave que os mecanismos de busca utilizam para avaliar seu website. Mas hoje, a qualidade e não a quantidade dos backlinks é mais importante do que nunca.
Em vez de gastar dinheiro em links baratos que afetarão negativamente seu tráfego, os proprietários de sites devem criar conteúdo de qualidade que solicite backlinks por conta própria e construir relacionamentos com empresas grandes e pequenas em campos relevantes pode ajudá-lo a aumentar seu perfil de backlink.
Embora a compra de links possa ter sido uma ferramenta eficaz nos primeiros tempos da otimização de mecanismos de busca, truques de SEO de chapéu preto como este não funcionam mais.
De fato, a compra de links de baixa qualidade em massa é uma forma segura de ter o Google analise seu website, o que diminuirá seu tráfego. Ao escolher sua próxima empresa de SEO, certifique-se de que eles não estejam fazendo nada parecido com isso.
Apague qualquer coisa que retarde o seu site.
Uma das principais dicas de SEO para ganhar e manter o tráfego é melhorar a velocidade do site. O Google fez saber que a velocidade do site é um fator no ranking de sites.
E a pesquisa também mostra que um atraso de meio segundo no tempo de carregamento da página traduziu-se em uma diminuição de 20% no tráfego. Para os empresários, isto significa que cortar elementos que atrasam seu site é a chave para a satisfação do cliente e dos mecanismos de busca. Algumas ferramentas eficazes incluem:
- Compressão de imagens
- Como descontar seu navegador
- Livrando-se de elementos desnecessários no CSS
- Pare de usar o JavaScript
Considere sempre a mobilidade em primeiro lugar.
O Google lançou a primeira indexação móvel no verão de 2018. Mas projetar sites para celular tem sido um ponto focal para os web designers desde que o tráfego móvel ultrapassou o desktop em 2016.
Ainda assim, seja desenhando um website ou criando conteúdo, é importante desenhar um website móvel com capacidade de resposta – mesmo que você esteja desenhando-o em um computador desktop. Isto significa colocar ainda mais ênfase no UX móvel e na estrutura do site orientado para o celular.
Otimizar seu website pode ser um empreendimento maciço — mas isso não significa que você tenha que (ou deva) fazer tudo de uma só vez. O melhor lugar para começar é focando em dicas chave de SEO e abordando questões dentro de seu website um a um.
Não importa onde você esteja no processo de otimização de seu website, certifique-se de abordá-lo metodicamente. Monitore tudo o que você faz para que possa replicar seu sucesso com futuros negócios.