Vaso entupido? Pois saiba que desentupir o vaso sanitário com soda cáustica é um dos métodos de desentupimento que você pode utilizar para enfrentar este problema. Por mais desagradável que seja, uma hora ou outra isso acontece e é sempre bom contar com formas práticas para resolução.
Afinal, tudo o que queremos é nos livrar do entupimento e mandá-lo logo para o esgoto sanitário, não é mesmo? Entretanto, desentupir o vaso sanitário com soda cáustica, embora seja uma boa opção, é um procedimento que exige certos cuidados.
Isso porque a soda cáustica é um produto químico que, além de tóxico, pode causar queimaduras graves na pele e nos olhos. Assim sendo, é sempre bom reafirmar: mantenha este produto longe do manuseio de crianças.
Artigo Relacionado: Como desentupir ralo da lavanderia
Cuidados essenciais para desentupir o vaso sanitário com soda cáustica
Desentupir o vaso sanitário com soda cáustica é muito fácil! Afinal, a soda cáustica é um produto químico muito eficaz, mas é importante tomar alguns cuidados ao utilizá-la. Se não for usada da forma correta, a soda cáustica pode causar danos às superfícies e também pode ser perigosa para a saúde. Para evitar problemas, siga as instruções do fabricante e use o produto apenas como indicado.
Veja, a seguir, alguns cuidados essenciais que você deve ter antes de desentupir o vaso sanitário com soda cáustica:
Dilua a soda cáustica antes de usar:
Existem diversas razões pelas quais a soda cáustica deve ser diluída antes de seu uso. A principal razão é que a soda cáustica é um produto extremamente corrosivo.
Sendo assim, pode causar danos severos à pele e aos olhos se não for manipulada com cuidado. Além disso, a soda cáustica é altamente inflamável. Isso significa que há um risco real de incêndio se ela não for devidamente utilizada.
Proteja-se antes de utilizar a soda cáustica:
Como dito anteriormente, a soda cáustica é um produto químico corrosivo. Sendo assim, use luvas de borracha impermeáveis ao manipular este produto.
Isso porque as luvas de borracha oferecem uma barreira protetora contra o produto químico. Se puder, utilize óculos de segurança para evitar possíveis acidentes, protegendo os seus olhos.
Em caso de contato com a pele, olhos ou roupa:
Se acontecer algum acidente e a soda cáustica acabar respingando em você, siga os seguintes procedimentos:
- Lave a área afetada com água fria corrente durante pelo menos 15 minutos
- Se a pele estiver queimada, cubra-a com uma gaze estéril ou um pano limpo
- Em caso de contato com os olhos, lave-os com soro fisiológico e procure atendimento médico
- Não tente neutralizar a soda cáustica com outros produtos químicos
- Procure atendimento médico imediato, caso perceba dificuldade para respirar ou sentir qualquer outro desconforto.
Veja como desentupir o vaso sanitário com soda cáustica
Pronto! Agora que você já sabe quais cuidados deve tomar antes de lidar com a soda cáustica, podemos seguir em frente.
- Ferva uma panela com água;
- Despeje 250 g de soda cáustica no vaso sanitário entupido;
- Em seguida, despeje a água fervida no vaso sanitário;
- Deixe agir por 1 hora antes de dar descarga.
É importante saber que, embora seja muito eficiente desentupir o vaso sanitário com soda cáustica, o impacto ambiental é negativo. Afinal, o produto viajará pela rede de esgoto sanitário, que é levado para o local de tratamento de água. Mais tarde, acabará fazendo a viagem de volta para as residências.
Além disso, desentupir o vaso sanitário com soda cáustica pode levar a entupimentos ainda mais graves. Isso porque a mistura entre o produto químico e a gordura, presente no cano, forma uma “bola de neve” que pode empedrar e entupir os canos completamente.
Para resolver casos como esses, somente com a ajuda de uma empresa desentupidora e seus equipamentos especiais. Até porque, provavelmente, você não deve ter um caminhão de sucção por aí, não é mesmo?
Considerações Finais
Agora você já sabe como desentupir o vaso sanitário com soda cáustica e os demais cuidados que deve ter ao fazer isso. Lembre-se de nunca deixar o produto ao alcance de crianças e de não usar esse método sempre que o seu vaso entupir. Afinal, você não está buscando enfrentar problemas ainda maiores, como a total obstrução dos canos, não é mesmo?