Não conseguir dormir bem traz sérias consequências para as pessoas, independentemente de isso acontecer há um mês ou há um ano. Conhecer qual a melhor vitamina para insônia é muito importante para que o devido descanso seja conseguido.
Nem todo mundo sabe de todos os benefícios que o sono de qualidade proporciona ao corpo, sendo algo muito além do descanso.
A verdade é que aprender qual a melhor vitamina para insônia ajuda em todos os campos: no humor, no controle de peso, na saúde física, na diminuição da depressão e muito mais. Até o sistema imunológico se fortalece!
Entretanto, como ocorre com todos os tipos de vitaminas, a verdade é que há várias no mercado e nem todas elas têm a seriedade e a eficácia de que as pessoas precisam.
Portanto, para quem está pesquisando qual a melhor vitamina para insônia, aqui está aquela que vai mesmo ajudar a conquistar um sono de qualidade: a melatonina!
Por que a resposta para qual a melhor vitamina para insônia é a melatonina?
Com a enorme quantidade de vitaminas que as pessoas encontram no mercado, é claro que escolher aquela que seja mesmo mais eficiente é primordial.
No caso da melatonina, ela se destaca porque consegue um efeito específico no cérebro: fazer com que o ciclo circadiano se regule.
Isso quer dizer que o organismo começa a entender melhor quando está mais claro e é hora de ficar acordado e quando está escuro, sendo hora de dormir. Inclusive, ao se perguntar qual a melhor vitamina para insônia, fica-se sabendo que é a melatonina porque é o que o organismo produz com essa finalidade.
Dessa forma, por que consumir suplemento de melatonina se torna necessário?
É bem fácil: como ocorre com o colágeno, com a insulina e outros compostos, é comum que o organismo pare de produzi-los na mesma quantidade. Desse modo, a reposição é importante.
Normalmente, quando o organismo deixa de produzir a melatonina da forma como é necessário, a pessoa passa a ter muita dificuldade para dormir e, mesmo quando consegue conciliar o sono, ela acaba acordando em pouco tempo ou não tem um sono profundo.
Tudo isso faz com que a pessoa acorde mais cansada, fique abatida e tenha vários aspectos da sua vida prejudicados, desenvolvendo mau humor e tendo desempenho menor nos estudos e no trabalho.
Considerando tudo isso, consumir suplemento de melatonina é um investimento fundamental, especialmente a longo prazo.
Qualquer um pode consumir?
Uma dúvida ao se falar sobre qual a melhor vitamina para insônia é sobre quem está liberado para consumi-la. Afinal, será que esse é um suplemento que causa alguma reação?
A verdade é que até crianças podem usar a melatonina, mas é preciso haver uma indicação do pediatra. Já os adultos podem fazer uso dessa vitamina sem se preocupar com prescrição, mas sem ultrapassar os 0,21mg por dia, que costuma ser a dosagem máxima.
Vale dizer que, se for melatonina em gomas, as pessoas que têm alergia à gelatina não podem consumir porque essa é uma substância que faz com que a goma fique firme.
Outro detalhe, ao se falar sobre qual a melhor vitamina para insônia e sobre a sua segurança, é a respeito do sabor: normalmente, essas vitaminas em goma têm adição de sabor e é preciso garantir que não se é alérgico à essência e nem ao sabor.
Fora esses cuidados, não é preciso ter preocupação a respeito de reação alérgica porque a melatonina faz parte das substâncias naturais do corpo, não havendo uma resposta contrária a ela pelo sistema imunológico.
Vida emocional fica mais saudável!
Quem descobre qual a melhor vitamina para insônia e faz uso da melatonina costuma ter uma vida emocional mais saudável, com maior equilíbrio.
Afinal, o mau-humor de quem não dorme bem é bastante compreensível, mas afeta intensamente as relações entre amigos, as relações amorosas, a vida em família e até a autoestima.
São diversas pessoas que, em decorrência das noites mal dormidas, acabam desenvolvendo quadros depressivos ou de irritabilidade.
Sendo assim, a melatonina pode ser colocada como uma vitamina que ajuda a saúde mental de quem a consome. Além disso, ela potencializa o aprendizado e sinapses cerebrais.